terça-feira, 29 de março de 2011

ENTREVISTA SOBRE MITOS E VERDADES SOBRE BELEZA  NO DIA 14.03.2011 NO PROGRAMA VOCÊ BONITA DA TV GAZETA



terça-feira, 22 de março de 2011

8 MITOS E VERDADES SOBRE EMAGRECIMENTO


Você já tentou de tudo para emagrecer e não conseguiu? Está cansada de fazer inúmeras dietas que prometem perder peso em pouco tempo, sem ter garantia de resultado? A dermatologista Miriam Sabino esclarece o que é mito e verdade sobre emagrecimento.
Moderadores de apetite funcionam?
Verdade, eles ajudam a emagrecer. Mas esse tipo de medicamento precisa ser receitado por um médico competente e jamais deve ser tomado por iniciativa própria. Muitos remédios usados para diminuir o apetite não são anfetaminas, e sim substâncias que compartilham com a anfetamina apenas o radical fenetilamina, responsável pelo efeito anorético. Nem todo mundo pode usar moderador de apetite: pacientes com ansiedade, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, por exemplo, não devem usar. 
Alguns alimentos têm gordura zero?
Mito. Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades. 
Café Emagrece?
Mito. A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto. Pode ser obtido na dose de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.
Comer a noite engorda?
Mito. Não engorda.  A noite o metabolismo é mais lento, por isso a possibilidade de engordar é maior, mas não importa que hora do dia você come, é o quanto você come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso. 
Água quente em jejum queima gordura
Mito. Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína. Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos. 
Sopas realmente ajudam a emagrecer?
Mito. O uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Além disso, há uma tendência ao uso de sopas industrializadas, que podem ser menos nutritivas e ter muitas calorias. Sopas devem ser consumidas ocasionalmente. 
É verdade que para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia?
Verdade. Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura. 
Dietas da moda são ótimas para perder peso?
Mito. Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso. Essas dietas geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos. 
Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.
 

Fonte- Dermatologista Miriam Sabino
Tel (11) 5051-2906



sábado, 5 de março de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE A QUEDA DE CABELO


Existem muitos mitos à volta dos cabelos, assim como falsas idéias e crenças. Para que não restem mais dúvidas, a dermatologista Miriam Sabino esclarece 10 mitos e verdades sobre o assunto.

Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.

 Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos? 
 Não. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborreica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido?
O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira, porque a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

Usar boné faz cair os cabelos?
O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia todo, agravar doenças ,como a dermatite seborréica, que pode ser um coadjuvante da queda. 

Alisamento e Tinturas podem causar queda dos fios?
A tintura e o alisamento agem nos fios e não na raiz dos cabelos, e quando usadas corretamente e com intervalos de 30 dias, não influenciam na queda. O que pode ocorrer é o enfraquecimento da haste dos cabelos, resultando fios mais fracos, ressecados, com pontas duplas e com tendência a quebra.

Os cabelos devem ter as pontas cortadas para ganhar força?
O fato de cortar o fio do cabelo não interfere em seu bulbo capilar, responsável por seu crescimento. 

Arrancar 1 fio de cabelo branco faz nascer 2 a 7 no lugar?
Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também.

 O que leva à perda de cabelo no sexo masculino é o excesso de testosterona?  Os homens calvos são mais potentes?
A perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase, que é determinada geneticamente . Portanto, não tem relação com  a virilidade.

 Remédio para tratamento de calvície causa disfunção erétil?
 Apesar de determinadas drogas apresentarem esse efeito em bula, costuma ser muito raro (1% dos pacientes) e é totalmente reversível com a suspensão do medicamento.

 Condicionador pode causar a queda dos cabelos?
O condicionador não causa a queda de cabelos, o que ocorre é que os fios que já estão na fase de queda cairão com mais facilidade. 
Mas o ideal é que o condicionador seja utilizado apenas nos fios, e não diretamente no couro cabeludo, pois pode agravar a dermatite seborréica e favorecer a queda.

Fonte- Dermatologista Miriam Sabino
Tel- (11) 5051-2906

SAIBA QUAIS TRATAMENTOS ESTÉTICOS PODEM SER FEITOS E OS QUE SÃO PROIBIDOS NA GRAVIDEZ


 Durante a gravidez a mulher precisa estar consciente das mudanças que ocorrem em seu corpo. A gestante precisa estar preparada para viver este período com tranqüilidade e estar em harmonia com seu corpo e mente. Como toda mulher é vaidosa por natureza e gosta de manter o corpo sempre bem cuidado, muitas acabam continuando com os tratamentos estéticos que já faziam antes da gravidez. A dermatologista Miriam Sabino alerta que nem todos os tratamentos podem ser feitos na gestação.

Para não ter mais dúvidas sobre quais tratamentos devem ser feitos nesse período, a dermatologista Miriam Sabino elaborou uma listinha de tratamentos que podem ser feitos na gravidez e quais são inadequados para esse período.

 Manchas no Rosto- Para as mulheres que tem problemas com manchas no rosto. A dermatologista recomenda usar cremes clareadores formulados por dermatologistas que não contenham ácido retinóico ou hidroquinona. São indicados os ácidos- kójico, azelaicoe arbutim em baixas concentrações. Lembrando sempre de usar protetor solar com proteção ultravioleta A e B (UVA/UVB).
Os peelings não são muito indicados na gravidez.  São proibidos os peelings de cristal e diamante, já os peelings químicos estão contra-indicados na gravidez e amamentação.
Limpezas de pele, drenagem linfática e massagens relaxantes são tratamentos altamente benéficos no período gestacional e pós-parto. Vale à pena investir.
Acne na gravidez- A acne pode ser tratada com antibióticos específicos orais e tópicos, sabonete liquido com ácido salicílico em baixas concentrações.
Tratamentos para Rejuvenescer- A toxina botulínica não é recomendada durante a gravidez, pois a corrente sanguínea absorve a toxina, levando- a diretamente para o feto.
Estimulação Russa – A estimulação russa não é indicada, pois os estímulos elétricos podem causar contração uterina e antecipar o parto.

Fonte- Dermatologista Miriam Sabino
Telefone de contato – (11) 5051-2906