sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMO CUIDAR E HIDRATAR A PELE DO RECÉM-NASCIDO
A dermatologista Miriam Sabino dá dicas de como hidratar e manter a pele cuidada e protegida.


Se a pele das mamães merece cuidados, a do recém-nascido precisa de cuidados redobrados. A pele do bebê é bem diferente da pele dos adultos. Ela é mais fina- cerca de metade da espessura da pele de um adulto- têm menos pêlos, as glândulas que produzem o suor ainda são imaturas e as células que produzem a coloração da pele estão em menor atividade.
Por tudo isso, a pele da criança é muito sensível ao calor e a luz do sol, precisando ser constantemente protegida. Por isso a dermatologista Miriam Sabino esclarece algumas dúvidas freqüentes das mães de primeira viagem.
Quais cuidados a mãe deve ter com a pele do recém-nascido?
A pele do recém-nascido é diferente da pele do adulto. Ela é mais fina, tem metade da espessura da pele adulta, tem menos pelos e as glândulas sudoríparas e sebáceas não estão completamente desenvolvidas, portanto a proteção da pele fica diminuída.
Os banhos devem ser rápidos, água morna e pouco sabonete, pois a produção do sebo que protege a pele é muito pouca.
A mãe deve ter cuidado com medicações locais, como a pele do bebê é mais fina os cremes podem ser absorvidos mais rapidamente, causando efeitos adversos.
 A mãe pode usar qualquer shampoo? Se causar irritação na pele do bebê, que creme é aconselhável usar?
Os pais devem usar sempre shampoos neutros, próprios para crianças, no caso de irritação é necessário procurar orientação médica de um pediatra ou dermatologista.
Quais sabonetes são indicados nos primeiros anos de vida?
Os sabonetes neutros, específicos para crianças e hidratantes se a pele da criança for seca.
Caso a mamãe queira passear no parque com a criança, é aconselhável passar protetor solar? Se não é recomendável, por que não? O que a mãe deve passar? 
Até 6 meses não se deve usar protetor solar nas crianças. O ideal é que não se exponha as crianças ao sol depois das nove horas da manhã até as dezessete horas, a partir dos seis meses pode-se usar um protetor solar a base de filtro físico e não químico que não intoxica a pele da criança. Ele funciona como uma barreira refletindo a luz do sol. A mãe deve proteger a criança com chapéus, guarda sol e roupas.
Assaduras são comuns nos primeiros anos de vida da criança? Quando isso ocorre, quais produtos são indicados para melhorar?  
Sim é muito comum. 35% das crianças até 2 anos de idade, vão ter assaduras. Para evitar as assaduras, a mãe deve trocar as fraldas com freqüência . Para proteger a pele do bebê, é indicado o uso das pomadas com óxido de zinco que fazem uma barreira mecânica entre a urina e/ou fezes
30 a 50% dos recém-nascidos têm manchas vermelhas que aparecem geralmente na testa, pálpebras, lábio superior, entre outros. Como tratar? O que a mãe deve fazer quando aparecer essas manchas?
As manchas salmão são lesões vasculares, mas não significam doença e podem desaparecer espontaneamente. Os pais não precisam tratar as manchas, já que elas desaparecem com o crescimento da criança, a menos que elas causem algum desconforto: irritação e plurido.

Fonte- Dermatologista Miriam Sabino
Tel (11) 5051-2906

Nenhum comentário:

Postar um comentário